Toxicodependência – Três Estágios de Recuperação
Quando você pensa em recuperação do vício em drogas, um determinado período de tempo deve ser mantido em mente. É dividido em Clínica de Recuperação para dependentes químicos em João Pessoa três estágios principais, recuperação inicial, recuperação intermediária e recuperação tardia.
Em cada estágio de recuperação, certas lições são necessárias para serem aprendidas e uma série de tarefas concluídas, antes de passar para o próximo nível. Quando dizemos que uma pessoa é viciada, queremos dizer que ela perdeu o controle sobre o uso de drogas e álcool. Isso o afetou de forma negativa, mental, física, moral e perturbando todos os seus relacionamentos. Assim, ao se recuperar do vício, a pessoa luta para mudar essas atitudes negativas aos poucos, para positivas, embora admita a necessidade de controlar o consumo de drogas.
Três fases de recuperação de dependência de drogas são;
1. Recuperação precoce
A primeira tarefa na fase inicial de recuperação é obter controle sobre todas as drogas que alteram o humor do viciado. As drogas de controle permitem que o cérebro se recupere das mudanças químicas que ocorreram permanentemente e ajudam a voltar ao estado normal.
Nesta fase, a pessoa deve desenvolver a consciência sobre o vício, construir um sistema de apoio social e trabalhar em um plano de prevenção da deterioração. Essas atividades ajudarão o viciado a permanecer livre das drogas. O tempo de recuperação depende de pessoa para pessoa. Em alguns casos, o estágio inicial de recuperação pode durar até dois anos.
2. Recuperação intermediária:
No estágio intermediário de recuperação, a pessoa continua aprimorando suas habilidades para ficar longe das drogas. Cuidado e satisfação da pessoa é uma chave nesta fase. Durante o estágio intermediário, as lições que uma pessoa pode ter esquecido ou nunca aprendido precisam ser descobertas. Os danos que foram feitos anteriormente devem ser identificados e reparados em direção a um estilo de vida equilibrado.
Nesta fase, as relações que foram afetadas negativamente precisam ser recuperadas. Se precisarmos testar se a pessoa aprendeu as lições e alcançou todos os objetivos, precisamos testar uma abordagem equilibrada em relação à vida e às coisas ao seu redor. A fase intermediária de recuperação pode durar de seis meses a cinco anos.
3. Recuperação em fase tardia:
Uma vez alcançada a força, a última etapa aborda algumas questões fundamentais. Essas questões podem estar profundamente enraizadas, talvez remontando à infância. Eles precisam ser analisados para descobrir o que exatamente levou a pessoa a se entregar às drogas. Normalmente, esses problemas incluem baixa auto-estima, deserção e família desfeita. Recomenda-se abordar todas essas questões quando a pessoa estiver totalmente recuperada e fazê-la aceitar a realidade.
O progresso em todas as fases depende do aprendizado de lições importantes, e não do acúmulo de tempo longe das drogas. A última fase de recuperação é a fase de crescimento e manutenção que sempre continua. É altamente recomendável que a educação e a conscientização constantes continuem.